Febre Amarela e como isso pode impactar na sua viagem

Tempo de leitura: 1 minuto

Segundo o portal do ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por uma espécie de mosquito comum na América do Sul e África. Ela possui dois ciclos de transmissão: Silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. E não é transmitida de pessoa para pessoa.

O sintomas iniciais são: súbitos de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Já em casos mais graves a pessoa pode ter febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Veja também: Malta abrirá programa de estudo e trabalho para não Europeus

Mas e você que vai viajar, como fica?

Bom, resolvi fazer este vídeo rápido para explicar o que você vai fazer antes de viajar, seja lá para o seu intercâmbio ou simplesmente uma viagem internacional a lazer. Confere ai:

E ai… não marca bobeira não, toma essa vacina logo.

Como eu citei no vídeo, vou deixar aqui embaixo alguns links úteis para consulta do seu destino e as vacinas que ele exige ou recomenda que você tenha antes de viajar.

Fazer consulta ao seu destino

O que você precisa saber sobre a vacina de febre amarela antes de viajar

Guia saúde dos viajantes (Anvisa)

O que é o CIVP e como tira-lo

Bom, eu não sou nenhum profissional da saúde… por isso se eu esqueci algo que possa ajudar outras pessoas deixe aqui nos comentários e se você conhece alguém que vai viajar em breve não deixe de compartilhar este post com ele (a).