Meu estágio no Maldron Hotel

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem dúvida, um dos grandes diferenciais que me levou a fechar meu intercâmbio na SEDA College foi o Programa de Estágio. Cheguei em Dublin e comecei o meu curso no nível pre-intermediate, e não via a hora de poder tentar uma oportunidade de trabalhar em uma empresa parceira da escola.

Preparei meu currículo em inglês e enviei ao responsável pelo programa na SEDA. Ele me informou que, devido ao meu nível de inglês ser inferior ao intermediate, ele não poderia me encaminhar para estágio em escritório, porém havia um hotel aqui perto da escola que oferecia diversas vagas para estudantes.

Meu objetivo era (e continua sendo) fazer um estágio na minha área, porém fiquei muito animada com a possibilidade de poder estagiar no hotel, pois certamente era uma experiência que me ajudaria a encontrar um emprego por aqui, além de me ajudar muito a desenvolver meu inglês! Topei na hora, e a entrevista foi agendada pra mesma semana.

Bom, eu estava começando a estudar e obviamente meu speaking era extremamente limitado, então eu estava com muito medo da entrevista! No dia anterior, fiz um resumo com possíveis perguntas que eu achava que poderia ouvir, escrevi um texto curto falando sobre mim e minhas experiências, e fiquei estudando loucamente pra não me perder na hora de falar com o entrevistador. (hehe)

Leia mais sobre: Conheça as verdades sobre estudo e trabalho na Irlanda.

Chegando no Maldron, não foi nada daquilo que eu esperava! Hahaha… Mas foi melhor e mais tranquilo. O gerente me recebeu e não fez exatamente uma entrevista, foi mais um bate papo rápido onde ele falou bem mais do que eu, explicando que costumam receber alunos para trabalhar no restaurante e quais eram as funções.

Acredito que, pelo fato de ser um estágio não remunerado, eles não se preocupem muito em fazer uma entrevista mega elaborada e cheia de exigências, deixando assim a porta aberta para alunos recém-chegados como eu. Ele apenas me perguntou qual era minha disponibilidade de horário e já me disse que eu podia começar na segunda-feira pela manhã.

Me explicou qual era a roupa que eu precisava usar para complementar o uniforme do restaurante e combinamos que eu faria o estágio por pelo menos um mês. Fiquei tão feliz!

Meu estágio no Maldron Hotel

Cheguei na segunda-feira logo cedo e procurei a pessoa responsável pelo restaurante do hotel. Ela me recebeu, me entregou meu uniforme e o crachá, e já fez um tour comigo pelo restaurante me explicando como funciona o café-da-manhã.

Eles são todos muito pacientes em relação ao nosso inglês, sabem que estamos aprendendo. Uma das coisas que ela fez foi passar por todo o buffet do restaurante me dizendo um a um o nome dos alimentos e também de cada talher, absolutamente tudo. Parece algo idiota, mas eu realmente precisava daquilo! Eu não sabia o nome daquilo tudo em inglês! Já comecei aprendendo um bocado!

O trabalho no café-da-manhã é mais tranquilo devido ao fato dos hóspedes poderem se servir no buffet, então no geral eles não pedem muitas coisas pra nós. O que precisamos fazer é cuidar para que as mesas estejam sempre limpas, retirar pratos, copos, xícaras, após os hóspedes saírem e limpar a mesa para receber novos hóspedes.

Além disso, temos o trabalho da cozinha que é lavar todas as louças e repor no buffet (mas, pra isso, contamos com super máquinas de lavar que fazem todo o trabalho hehe). Quanto aos hóspedes, de vez em quando algum pede por um novo talher, questiona sobre determinado alimento, ou pede ovos fritos para acompanhar a refeição. Esse é o único pedido que eles fazem no café-da-manhã que temos que pedir para o chef de cozinha preparar. E, nessas horas, o inglês também entra em ação. Yay! =)

Com duas semanas de trabalho no hotel, uma amiga me indicou para um trabalho de cleaner (que eu vou contar como é em outro post). Precisei alterar meu horário no hotel para conciliar as duas coisas, mas foi muito tranquilo. Apenas conversei com o gerente e ele me permitiu trocar o horário pra noite, o que foi uma super vantagem pra mim, pois pude aprender também como funciona a cozinha no horário do jantar, além de aprender o trabalho do bar do hotel servindo pints e drinks!

Durante o jantar, o trabalho é atender os clientes, receber os pedidos e enviar para o chef, servir os clientes, além de, claro, continuar com o serviço da cozinha lavando e organizando as louças.

Saiba mais: Quais as vantagens de um intercâmbio de curta duração.

Me lembro de uma noite de quarta-feira em particular, na qual o hotel recebeu um grupo grande de turistas… BRASILEIROS!

Nessa noite, eu era a única brasileira trabalhando no hotel, então todo mundo estava me pedindo ajuda no atendimento, não só no restaurante, mas também na recepção do hotel. Foi muito divertido! Corri o tempo todo, pegando pedido das mesas em português e passando pro pessoal do hotel em inglês, traduzindo perguntas dos clientes pra coordenadora do restaurante, indo pra recepção atender outros hóspedes que já estavam no quarto ligando para a recepção para fazer outros pedidos… Foi o dia em que mais trabalhei, e foi uma delícia.

O grupo ficou super animado de saber que tinha uma brasileira trabalhando lá, queriam saber de onde eu era, queriam conversar… Minha atenção estava sendo disputada! Hahaha… Eles foram um amor comigo e pareciam orgulhosos de ver uma conterrânea ali.

Nem preciso dizer que com todas essas tarefas e conversas com clientes e demais funcionários do hotel, o inglês dá uma bela alavancada né? Em um mês de estágio, consegui melhorar bastante! Foi uma alegria enorme pra mim!

E o Maldron tem um ambiente muito bacana pra se trabalhar, uma equipe muito gente boa tanto de manhã quanto à noite. Eu só não fiquei mais tempo por lá pois realmente precisava conseguir algum outro trabalho remunerado. Mas poder melhorar meu inglês e incrementar minha experiência do intercâmbio num hotel irlandês foi algo que não teve preço pra mim!

A cada etapa que passo, vejo que valeu muito a pena ter escolhido a SEDA College pra realizar meu sonho do intercâmbio, e eu agradeço muito à escola pela oportunidade do estágio.

Agora que já estou estudando há um tempo e meu nível de inglês melhorou, pretendo aplicar de novo para um estágio na minha área. Não vejo a hora! Volto pra contar tudo pra vocês assim que rolar!

Texto feito por Priscila Antunes.