Tudo o que você precisa saber para estudar no Canadá

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, o Canadá é um dos destinos mais procurados por estudantes que querem ter a experiência de estudar fora do Brasil.

O Canadá é um país bastante aberto à diversidade de culturas e recebe pessoas de todos os países do mundo, todos os anos.

Por isso, muitos estudantes sonham com a possibilidade de estudar no Canadá. Se estudar no Canadá também é o seu objetivo, leia aqui tudo o que você precisa saber antes de estudar no país.

Leia também: Rome2Rio – Conheça o site que te auxilia a organizar suas viagens ao redor do mundo

O que preciso saber para estudar no Canadá?

O Canadá conta com políticas públicas para receber pessoas bem qualificadas e aperfeiçoar essa mão de obra. Atrair mão de obra qualificada vinda de outros países é um dos principais objetos do governo do Canadá.

Muitas pessoas que vão estudar no Canadá acabam se tornando residentes do país, se tornando então um cidadão canadense.

Pesquisas recentes revelaram que mais da metade dos estudantes que vão estudar no Canadá por meio de intercâmbio planejam os seus pedidos de visto para morar definitivamente no país após a experiência.

Estudar e se formar nas instituições de ensino do Canadá é uma das principais formas para obter o visto de imigrante.

O visto de imigrante canadense é o objetivo de muitos brasileiros que sonham com um país que tenha uma educação de qualidade, serviços públicos eficientes, cultura receptiva e uma qualidade de vida acima de média.

Para aqueles que procuram por esses fatores para o país onde desejam morar, o Canadá se revela uma opção perfeita para uma vida melhor. Porém, antes de estudar no Canadá, considerando a possibilidade de ficar por mais tempo, é preciso saber de algumas particularidades que estão listadas a seguir.

Tudo o que você precisa saber para estudar no Canadá

O custo de vida em algumas cidades do Canadá é alto

Em cidades como Toronto e Vancouver, as mais conhecidas cidades canadenses no resto do mundo, o custo de vida é alto. Apesar disso, são as cidades que mais recebem estudantes de outros países para oportunidades de estudo e trabalho.

Vancouver, embora seja um destino bastante comum para os brasileiros que viajam para o Canadá com o objetivo de estudar e trabalhar, é uma das cidades com o custo de vida mais alto do mundo.

Porém, se você quer fugir do alto custo de vida, uma boa opção é morar nas regiões metropolitanas dessas cidades. Nas regiões metropolitanas, o custo de vida é mais baixo, e como o transporte público canadense é de qualidade, transitar para os centros urbanos não tem tanta dificuldade.

As instituições de ensino não oferecem muitas bolsas de estudo. Porém, o custo da mensalidade é bem menor

O Canadá conta com menos de 100 instituições públicas de ensino no país todo. O país conta com um total de 90 universidades públicas e apenas 18 faculdades privadas. Porém, até mesmo as instituições públicas devem ser pagas pelos estudantes.

Além disso, a quantidade de bolsas ofertadas nessas instituições é pequena, se comparada com instituições dos Estados Unidos, por exemplo.

As universidades do Canadá não fornecem tantas bolsas de estudo para estudantes vindos de outros países na mesma quantidade que se vê nas universidades norte-americanas.

Por outro lado, as mensalidades cobradas nas universidades do Canadá chegam a ser até 40% mais baratas do que os valores que são cobrados em universidades norte-americanas.

É claro que o valor da mensalidade depende muito do curso em que o estudante estrangeiro está matriculado. Porém, a média das mensalidades que são pagas nas universidades canadenses é de 35 mil dólares por ano.

O processo seletivo das universidades canadenses é diferenciado

Não existe uma prova específica para que você seja aceito em uma universidade para estudar no Canadá.

A avaliação é feita com base no seu histórico acadêmico, considerando as suas notas, e as disciplinas que você cursou ou se destacou na sua experiência acadêmica anterior.

Por exemplo, se o curso desejado contempla muitas matérias de Matemática, e você não tem notas boas registradas para disciplinas de exatas, esses índices influenciarão diretamente no seu processo de aceitação na instituição de ensino.

No caso de cursos de pós-graduação, o seu currículo e experiências profissionais também são considerados.

O Canadá é um país de muitas culturas

Tudo o que você precisa saber para estudar no Canadá

Por fim, o Canadá é um país multicultural que carrega tradições indígenas, francesas e inglesas em um mesmo território. Esse aspecto torna o país bastante receptivo a novos moradores, dada a sua variedade cultural e linguística.

Essa diversidade de culturas pode ser percebida, principalmente, nas cidades mais grandes do país, como Toronto e Vancouver.

Depois de saber disso, você já está pronto para começar a planejar estudar no Canadá.

Para saber mais, leia nosso artigo sobre as possibilidades para trabalhar no Canadá, e aproveite as oportunidades de estudo e trabalho nesse país que é tão admirado pelos brasileiros!