Veja o que é preciso para trabalhar no Canadá

Tempo de leitura: 4 minutos

A procura por uma maior qualidade de vida e condições de mais segurança fazem com que muitos brasileiros sonhem em trabalhar no Canadá. Mas quem está planejando conseguir um emprego em terras canadenses deve se preparar para uma longa jornada.

Existem algumas formas para conseguir trabalho no Canadá. Algumas mais acessíveis do que outras.

Você pode receber uma proposta de emprego e conseguir seu visto de trabalho, ou entrar com um pedido de imigração para se tornar residente no país. Saiba mais sobre essas duas possibilidades a seguir.

Veja também: Malta abrirá programa de estudo e trabalho para não Europeus

1 – Conseguindo um visto para trabalhar no Canadá

Esse visto é dado para pessoas que receberam uma proposta de emprego por uma empresa canadense e aceitaram a vaga. Porém, mesmo que você tenha aceitado a proposta sem dificuldade, o processo para obter esse visto não é assim tão simples.

Antes de te contratar, a empresa canadense precisará provar para o governo que não há canadenses com a qualificação necessária para a vaga que você pretende ocupar.

Somente após o entendimento do governo do Canadá de que a sua contratação é, de fato, necessária, o visto é aprovado e concedido.

Esse visto, porém, é um visto de trabalho. Ou seja, assim que a relação de trabalho entre você e a empresa se encerrar, o seu visto também não será mais válido.

Se você está pensando em obter esse visto, pode começar a procurar por vagas de emprego no Canadá, para ver se algumas delas correspondem ao seu perfil. O governo canadense divulga vagas de emprego no país em um site oficial e público chamado Job Bank.

Veja o que é preciso para trabalhar no Canadá

2 – Entrando no Canadá como Imigrante

Outra alternativa bastante considerada por brasileiros que querem trabalhar no Canadá é o Express Entry. No Express Entry, o próprio governo do Canadá seleciona candidatos que considerarem qualificados o suficiente para se tornarem residentes no país.

Para participar do Express Entry, você precisa criar o seu perfil no site do Ministério da Imigração canadense. No site, que está disponível apenas em inglês, você precisa preencher um formulário.

Nesse formulário, você deve informar quais são as suas experiências de trabalho anteriores, as habilidades profissionais, o grau de escolaridade, entre outros dados que são solicitados.

Você também precisa informar o seu nível de conhecimento nos idiomas oficiais do Canadá: o inglês e o francês. Você deve escolher um desses dois idiomas para fazer o teste de proficiência na língua. A análise do governo do Canadá depende da sua aprovação neste teste.

Os seus diplomas escolares também precisarão ser validados por organizações especializadas do Canadá.

Se após essas etapas, você for considerado pelo governo do Canadá um candidato possível para residência no país, seus dados serão incluídos no banco de dados. A espera nesse banco de dados pode levar alguns meses, e até um ano.

Veja o que é preciso para trabalhar no Canadá

3 – Oportunidades de emprego no Quebec

Existem algumas regiões do Canadá que oferecem oportunidades específicas para trabalhadores estrangeiros. Esse é o caso do Quebec, que possui regras mais flexíveis para incentivar a contratação de mão de obra vinda de outros países.

O processo seletivo, nesse caso, não é muito diferente do que se vê por aqui, no Brasil. Os interessados costumam passar por uma entrevista com os recrutadores, geralmente por métodos online, e, caso sejam aprovados, recebem uma oferta de emprego para trabalhar nessa região do Canadá.

O site em que você pode se cadastrar para concorrer a uma das vagas de emprego no Quebec é o “Quebec na Cabeça”, onde você pode visualizar as vagas disponíveis e deve cadastrar o seu currículo no idioma francês.

Agora que você já sabe quais são os principais meios para trabalhar no Canadá, nos siga nas redes sociais e fique atualizado com as novidades!

· YouTube; (Vídeos novos todas as Segundas) 🎥
· Facebook; (Uma comunidade com mais de 1.268 pessoas, vêm fazer parte você também)😎
· Instagram; (O lugar onde compartilho fotos dos destinos e eventos que faço por ai) ✈️🌍

Quem sabe, uma nova oportunidade para trabalhar no Canadá não apareça pra você em breve!