Mudança no Processo de Visto – Parte 1

Mudança no Processo de Visto – Parte 1

Tempo de leitura: 3 minutos

Na manhã desta quinta-feira, tivemos mais uma surpresa feita pela nossa querida imigração: Uma mudança radical no processo de abertura de conta no banco. Porém nada que deverá tirar o sono de quem ainda não esta com GNIB (visto de estudante) em mãos.

Pelo contrário do que muitos estudantes temeram ao ouvir esta inesperada notícia, a mudança é vista com bons olhos por grande parte das escolas. O processo que antes costumava levar semanas ou até meses, aparentemente será reduzido para 1 ou 2 semanas no máximo.

O que muda?

Quais as vantagens de contratar um seguro viagem particular?

O estudante ao chegar na Ilha Esmeralda, assim como já ocorre, deve comprovar juntamente com os outros documentos necessários (carta de matricula da escola, seguro saúde governamental, etc) os €3.000,00 para entrar no país normalmente. A mudança de fato ocorrerá apenas após o inicio de sua chegada. Antes de abrir a conta, o aluno precisava ter o seu endereço definido para que pudesse gerar um comprovante de residencia e assim ir ao banco iniciar o processo. Agora isso não se faz mais necessário. A comprovação da sua renda, no prédio da imigração já em Dublin, poderá ser através de meios alternativos. Lembrando que essa mudança só se aplica aos estudantes que vêm pelo período de 8 meses (General English).

Quais as opções?
• Cartão pré-pago (VTM)

O cartão pré pago, também conhecido como VTM (Visa Travel Money), nada mais é que um cartão utilizado em sua grande maioria por turistas que viajam o mundo e por segurança preferem não usar dinheiro em espécie. Na minha opinião, esta é a melhor opção com as novas mudanças. Além de seguro, você só precisará retirar um extrato do valor contido no cartão e levar a imigração junto com os outros documentos na hora de retirar o GNIB.

• Bank Draft

Esta foi uma opção dada pela própria imigração há alguns meses atrás para que os estudantes retirassem o visto mais rápido e não precisassem esperar tanto a parte burocrática da abertura de conta. O aluno deposita o dinheiro na conta da escola onde irá estudar e o banco gerará algo como se fosse um cheque administrativo para que ele possa apresentar ao oficial. O processo poderá demorar alguns dias, até a emissão do cheque.

Existem outras opções como V3 que também é um cartão pré pago internacional assim como a caderneta de poupança, mas é preciso tomar cuidado ao optar pela segunda alternativa e verificar com o correio local quais são os procedimentos para deposito e retirada do dinheiro.

Como disse no inicio, não há motivos para entrar em pânico. Os alunos poderão abrir contas normais se preferirem ter uma, porém cientes de que irão arcar com as taxas aplicadas pelo banco de escolha. A nota oficial deverá ser publicada no site oficial da imigração em 25/08/2016 mas caso ocorra alguma mudança durante esse espaço de tempo, atualizo vocês por aqui!

Para receber mais noticias como esta, não deixe de assinar a nossa newsletter gratuitamente e ficar por dentro de tudo que acontece aqui na Irlanda.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!