Conheça as verdades sobre estudo e trabalho na Irlanda

Conheça as verdades sobre estudo e trabalho na Irlanda

Tempo de leitura: 6 minutos

A Irlanda é um dos poucos destinos para se estudar no exterior que permite que os alunos trabalhem enquanto estudam. Todos os intercambistas que embarcam sentido a Ilha Esmeralda para estudar durante um período de 6 meses, além de ganhar 2 meses de férias, recebem a permissão para trabalhar 20 horas semanais durante o período de curso. Caso suas férias caiam entre Maio e Agosto ou entre 15 de Dezembro a 15 de Janeiro, você estará apto a trabalhar 40 horas semanais.

Quais as vantagens de contratar um seguro viagem particular?

Essa é uma ótima oportunidade para que estudantes conciliem estudo e trabalho, tendo em vista que a Irlanda não é um país burocrático em relação a retirada do visto. Antes de conseguir o seu primeiro job aqui, você precisa estar com o seu GNIB em mãos, ou Stamp 2, que nada mais é do que o seu visto. Após isso, você já poderá sair nas ruas para entregar os currículos e aguardar a primeira e tão esperada entrevista. Depois de aprovado na entrevista, chegou a hora de retirar o PPS (Personal Public Service), que funciona como a sua carteira de trabalho aí no Brasil (é com ele que a empresa irá te registrar). Anteriormente, a carta para a retirada do PPS era providenciada pela escola, porém o processo mudou e agora a empresa contratante é responsável por fornecer uma carta de contratação ao estudante, que irá agendar no site MyWelfare uma data para aplicar e retirar o PPS number (número de PPS).

PPS

Eu já havia dado algumas dicas de como conseguir o seu primeiro emprego aqui na Irlanda em 2 artigos anteriores: 3 coisas que você não deve fazer quando estiver procurando emprego na Irlanda e 3 coisas que você deve fazer para começar a trabalhar durante o seu intercâmbio na Irlanda. Hoje, eu acredito que o estudante que chega à Ilha Esmeralda focado em realmente viver uma experiência de intercâmbio, irá se destacar rápido e conseguir o seu primeiro emprego com mais facilidade do que aqueles que vêm para cá com o pensamento de apenas trabalhar. O intercâmbio é dividido em etapas e, infelizmente, muitos estudantes não sabem respeitar isso. Existem atalhos que irão te preparar para o primeiro emprego e quero destacar 2 deles aqui para você:

Trabalho Voluntário

Pessoas que fazem trabalhos voluntários são vistas com outros olhos por muitos recrutadores e empregadores. Aqui na Irlanda isso não é diferente e eles valorizam muito pessoas que participam de atividades como estas. Na escola onde trabalho, pelo menos uma vez por mês, fazemos trabalhos voluntários em parceria com o Serve the City e essa é a oportunidade dos nossos alunos fazerem o bem e também preencherem os seus currículos com o voluntariado. Veja no vídeo abaixo como é feito o trabalho voluntário:

 

Interessante, não é mesmo? E não para por aí! Veja a minha próxima dica e, na minha opinião, uma das opções mais interessantes:

Programa de estágio

Programa-de-estágio

O programa de estágio permite que você aplique para trabalhar na sua área de formação ou experiência profissional. Hoje, a SEDA é uma das poucas escolas de inglês que oferece esse tipo de programa gratuitamente para os seus alunos, onde contamos com mais de 90 empresas cadastradas em diversas áreas, e o aluno pode se cadastrar a partir do nível intermediário de inglês. Os estágios possuem duração miníma de 4 semanas e podem chegar até 25 semanas. O estágio na Europa é um pouco diferente do estágio no Brasil, e as vagas não são remuneradas; porém, você tem muito a ganhar quando decide se inscrever no programa. Dê uma olhada em algumas das vantagens desse programa:

Um avanço mais rápido no aprendizado do idioma – Além do contato com o inglês diariamente em sala de aula, você terá o contato com o idioma durante todo o expediente. Assim, irá praticar tudo o que foi aprendido na escola e aprimorar a conversação, que é de extrema importância para o deslanchamento do inglês.

Experiência internacional no currículo – Você terá a oportunidade de adicionar um experiência de trabalho internacional na sua área em seu currículo, o que aumentará e muito as suas chances quando estiver disputando aquela vaga de emprego tão sonhada no Brasil. Parte das empresas são multinacionais e, se você cumprir com o seu dever de forma correta, receberá uma carta de recomendação internacional ao final do programa.

Nada impede que você seja contratado durante ou no fim do programa – Tivemos 2 casos recentes nos quais duas de nossas alunas foram contratadas em definitivo pelas empresas, uma ao final do programa e outra durante o programa. Você terá a oportunidade de acompanhar a história de ambas abaixo:

Conheça a história da arquiteta Luciana Pinho – Via PodIrlanda (PodCast)

Gostou da história da Luciana? Inspiradora, não é? Ela não desistiu em nenhum momento do seu objetivo, até que conseguiu. Você pode ler um pouco mais sobre o programa de estágio no site do PodIrlanda, e aproveite para curtir a página deles no Facebook. Lá tem muitas coisas legais sobre intercâmbio na Irlanda.

A segunda história é a da Mayara Vieira, que aplicou para o programa de estágio e, ao final do seu ciclo na empresa, foi surpreendida. Bom, vou deixar você ler o que aconteceu com ela:

Mais uma história de sucesso do Programa de Estágio da SEDA College. Ficamos muito felizes por você, Mayara. Tá todo…

Posted by SEDA College on Sunday, 22 November 2015

 

Sensacional, não é mesmo? É como um grande amigo meu fala: “você precisa ter paciência, vir focado nos estudos e correr atrás. Se virou pra todo mundo porque não vai virar para você?”

Na média, os estudantes demoram entre 3 a 4 meses para conseguir o primeiro emprego remunerado aqui na Irlanda. Temos exceções, claro, e já conheci pessoas que conseguiram um trabalho apenas no primeiro mês na terra dos Leprechauns!

Espero que você tenha gostado do tema desta semana e entendido a importância do programa de estudo e trabalho na Irlanda; essa conciliação pode fazer com que a sua experiência seja muito proveitosa.

Caso você tenha interesse em realizar o seu programa de intercâmbio na Irlanda, estou a disposição para ajudar: é só enviar um e-mail para: [email protected] ou curtir a minha página no Facebook e deixar uma mensagem, que eu entro em contato com você.

Não se esqueça de assinar a newsletter e até a próxima! 🍀🍀

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!