Tempo de leitura: 3 minutos
Fazer um intercâmbio é uma boa opção para você que quer aproveitar uma oportunidade para estudar ou trabalhar por um tempo fora do país.
A possibilidade de viajar para conhecer outras culturas também é um dos principais motivos que levam as pessoas a optarem por fazer um intercâmbio. Se você está prestes a realizar o sonho de fazer o intercâmbio, mas ainda está inseguro sobre como funciona e ainda não sabe quanto custa um intercâmbio, esse artigo é para você!
Reunimos cinco dicas muito importantes para você poder planejar melhor o seu
intercâmbio e aproveitar ao máximo essa experiência, também gerando economia para seu orçamento.
1) Tenha certeza de que o intercâmbio é o que você quer no momento
É preciso ter coragem para decidir pelo intercâmbio, e ter certeza de que você quer curtir essa experiência. Caso contrário, você não conseguirá aproveitar tudo o que o intercâmbio pode oferecer para a sua vida. Por isso, saiba que fazer o intercâmbio vai depender de um planejamento específico dentro do seu orçamento. Essa atitude demanda tempo, capacidade de decisão e, principalmente, de se organizar antecipadamente.
2) Escolha o país de destino que cabe no seu bolso
Certamente, escolher o destino é uma etapa importante do planejamento do
seu intercâmbio. Se os recursos financeiros que você tem disponíveis para fazer o
intercâmbio são pequenos, escolher um destino que tenha um custo de vida mais baixo é a escolha ideal.
3) Decida pelo tempo da sua estadia
Decidir-se pela duração do intercâmbio é outra etapa importante para que você possa organizar o seu orçamento. É preciso ficar o tempo necessário para que você atinja os seus objetivos com o intercâmbio. Se o seu objetivo com o intercâmbio é aperfeiçoar um segundo idioma, é preciso decidir o tempo que você levará para cumprir essa meta. Se o período que você está livre para fazer intercâmbio é apenas o tempo de férias escolares, a experiência não durará mais que um mês.
O intercâmbio de um mês também é a melhor opção para pessoas que tem
empregos regulares ou família que as impedem de ficar fora do país por muito tempo. Se um mês lhe parece pouco tempo, fazer um intercâmbio de três ou seis
meses pode ser a melhor opção para você, desde que se organize para
esse tempo.
4) Saiba todas as suas despesas extras
As despesas extras incluem todos os seus custos que não estão diretamente relacionados ao intercâmbio em si. Tais como o custo da passagem aérea, o preço do visto, entre outras taxas governamentais que podem ser cobradas para a sua entrada no país.
5) Finalize todas as pendências financeiras no Brasil
Antes de viajar, procure quitar todas as suas dívidas pendentes que forem possíveis no Brasil, concentrando os seus novos investimentos no intercâmbio. Assim, você poderá curtir melhor a sua experiência no outro país, sem se preocupar com despesas pendentes no Brasil.
Agora que você já tirou as principais dúvidas sobre os elementos que influenciam no custo de um intercâmbio, planeje já os custos que você terá antes e durante a experiência.
Para saber mais sobre quanto custa um intercâmbio, fique de olhos nos nossos outros posts aqui no blog, e no nosso canal no YouTube!