10 coisas que você precisa saber se está pensando em morar em Portugal

Tempo de leitura: 5 minutos

Portugal é outro destino bastante procurado pelos brasileiros que querem morar fora do país. Isso porque o país está localizado no continente europeu, e muitos brasileiros desejam morar na Europa.

O fato de o Brasil ter uma relação histórica com Portugal faz com que o número de brasileiros que viajam para o país aumente a cada ano. A proximidade do idioma também facilita muitas coisas para os brasileiros que querem morar em Portugal.

Atualmente, há aproximadamente meio milhão de brasileiros morando em Portugal, o que representa quase 30% de todos os imigrantes residentes no país.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para estudar no Canadá

O que você precisa saber para morar em Portugal

10 coisas que você precisa saber se está pensando em morar em Portugal

Muitos brasileiros sonham morar em Portugal. Mesmo sendo um sonho, é preciso muito planejamento e organização para conseguir viver no país.

O primeiro passo é conseguir um visto adequado. Depois, é preciso encontrar uma oportunidade de trabalho que possa sustentar a sua estadia em Portugal.

A seguir, listamos dez coisas que você precisa saber se está pensando em morar em Portugal.

1 – Portugal tem um estilo de vida muito diferente do Brasil

Muitos brasileiros sonham em morar em Portugal por acreditarem que o país é quase uma extensão do Brasil na Europa.

Porém, Portugal tem muitas especificidades que diferem do Brasil, especialmente no que diz respeito à cultura do país.

2 – É preciso escolher o visto que atende a sua necessidade

Um dos passos mais importantes para você que quer morar em Portugal é conseguir o tipo de visto que você realmente precisa. Caso você não tenha cidadania de nenhum país da Europa, os vistos mais comuns que você pode adquirir são os seguintes:

  1. Visto para estudar;
  2. Visto para trabalhar;
  3. Visto para empreendedor;
  4. Visto para montar uma StartUp;
  5. Visto para Aposentados.

Se você já tem uma cidadania portuguesa, você não precisa adquirir nenhum visto para morar em Portugal.

3 – As melhores cidades para morar em Portugal

Escolher a cidade para você morar em Portugal é uma decisão importante e que vai depender dos seus objetivos ao se mudar para o país. Porém, os destinos que são mais desejados pelos brasileiros costumam ser: Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e Coimbra.

 

Se a sua intenção ao morar em Portugal não é morar em uma cidade grande, Braga pode ser a melhor opção para você. Mas se você quer uma cidade que ofereça maiores oportunidades de emprego, Lisboa pode ser o destino mais favorável.

4 – O custo de vida

É importante saber o custo de vida da cidade na qual você pretende morar em Portugal. Isso vai determinar o seu estilo de vida depois que chegar no país.

Porto e Lisboa são as cidades de Portugal que apresentam o custo de vida mais alto. Porém, também são as cidades onde as oportunidades de emprego são maiores, e com os melhores salários do país, o que acaba por compensar o alto custo de vida.

5 – O Mercado de Trabalho

Portugal vem se recuperando de uma recente crise econômica, e as oportunidades para trabalhar voltaram a crescer, especialmente, para profissionais bem qualificados.

O mercado de tecnologia é o que mais oferta empregos em Portugal. Por isso, é bom investir nessa área, caso você queira aumentar as suas possibilidades de arrumar emprego rápido no país.

6 – O Clima

10 coisas que você precisa saber se está pensando em morar em Portugal

O clima em Portugal é o inverso do Brasil. O inverno dura de dezembro até março, enquanto a primavera vai de março até junho, mês em que o verão começa.

Durante o verão, a incidência de chuvas é mínima, ao contrário do inverno, quando a ocorrência de chuvas é diária.

7 – O Sistema de Saúde

A maioria dos cidadãos portugueses usam o sistema público de saúde do país, pois é um sistema de qualidade que consegue atender a demanda da população.

O sistema público de saúde de Portugal oferece uma qualidade equivalente à de hospitais particulares no Brasil. Em Portugal, mesmo que você seja apenas um turista, tem o direito de usar o sistema público de saúde.

8 – A documentação necessária

É normal que você fique confuso quanto aos documentos que são necessários para morar em Portugal. Cada visto adquirido exige uma documentação diferente.

Se a viagem para Portugal será familiar, é preciso reunir os documentos de cada membro da família. Para viajar com animais de estimação, por exemplo, são pedidos outros documentos. Por isso, fique atento à documentação que é exigida para o seu caso.

9 – Qualidade de Vida

Portugal é um dos países que apresenta os melhores índices de qualidade de vida do continente europeu. Além disso, é reconhecido como um dos países mais seguros do mundo.

Principalmente por esses motivos, Portugal é um país tão desejado pelos brasileiros.

Já fez o download da sua planilha de planejamento financeiro para intercâmbio?

Saiba como iniciar o planejamento financeiro para o seu intercâmbio

10 – Descubra se você se identifica com o estilo de vida em Portugal

Por último, você deve verificar se as suas expectativas serão atendidas com o estilo de vida comum de Portugal.

Portugal é o país ideal para quem pretende formar família, criar os filhos com mais segurança e qualidade de vida, ter uma vida mais tranquila, e também para aposentados.

Se ao saber disso, você ainda deseja morar em Portugal e quer saber mais sobre oportunidades de estudar fora do Brasil, entre em contato com a gente!